Blog

A importância de conhecer e segmentar o público-alvo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A importância de conhecer e segmentar o público-alvo

Para se posicionar de forma assertiva e com sucesso no mercado, há algumas práticas e ideias que não pode deixar passar ao lado. Afinal, você quer montar o seu negócio ou criar um novo porque acredita mesmo que consegue fazer melhor ou oferecer mais do que já existe… Ótimo! Construiu as bases, as ideias, estratégia, mas sabe qual é o seu público? Conhece o seu target? Quem são as pessoas a quem vai direcionar o que pretende vender?

Neste artigo vou falar-lhe da importância de conhecer o seu público-alvo. E, se ainda não está convencido de que este tema é fundamental para o seu sucesso, lembre-se, só a partir deste conhecimento poderá criar real valor para as pessoas a quem se dirige!

O que é público-alvo e a sua importância

Partindo do exemplo de uma campanha de marketing, repare como há vários fatores que devem ser definidos e clarificados para a estruturação da campanha: desde a linguagem a utilizar, o tipo de campanha e como a divulgar. De certo que concorda que todas estas escolhas terão impacto direto nos resultados obtidos. Agora, repare que nenhuma destas escolhas pode ser feita sem conhecer o público-alvo, ou antes de tudo, saber se há público-alvo para o que pretende! É uma perda de tempo, dinheiro e talento ter bons produtos e construir boas campanhas de marketing, mas não ter o target bem definido, ou mesmo, não ter público com interesse nas soluções apresentadas.

Vamos então definir claramente este conceito, porque é esse o conceito que nos vais guiar na nossa abordagem: O público–alvo é o conjunto de pessoas às quais a sua marca, o seu produto, o seu serviço é direcionado, ou seja, são os grupos de pessoas, o nicho de consumidores, que se identifica, ou poderá identificar com aquilo que você está a vender e, como tal, são os seus potenciais clientes.

O seu produto tem uma marca, uma identidade, todo um contexto à volta, que faz com que seja direcionado para um determinado grupo de pessoas. Dependendo do tipo de produto ou serviço, o público-alvo será mais, ou menos abrangente. Por norma, são pessoas que possuem uma ou muitas características em comum: desde a idade, ao sexo, profissão ou até gostos pessoais.

Para ter sucesso tem que, em primeiro lugar, saber se tem mercado para vender o seu produto e quem são as pessoas nesses mercados. É necessário haver um conhecimento profundo do mercado em que se quer inserir para tornar mais fácil a definição do público-alvo.

Conhecendo o seu público-alvo você vai entender como cultivar este relacionamento: onde estão estas pessoas, de que forma querem ser abordadas, quais são, afinal, as suas preferências, necessidades e vontades.

É sabido que, para ter sucesso, é indispensável cultivar uma relação com os clientes, de forma presente e consistente, de modo a que tenham confiança na empresa e nos produtos. Essa relação só pode existir quando conhece o potencial cliente e sabe exatamente o que lhe oferecer!

Como conhecer o público-alvo?

Já vimos que conhecer o público-alvo é importante, mas como o fazer? Por onde começar? Não tendo ainda uma base de dados de potenciais clientes ou grupos de pessoas a quem abordar, deve começar por estudar o mercado em que quer entrar. Ou seja, começar do zero. Não hesite em pesquisar os concorrentes: como atuam, de que forma estão presentes no dia-a-dia do cliente e como este reage. Analise, estude, depois, claro, aperfeiçoe estas abordagens. Entenda quem é este público e como o deve abordar, ou seja, quais as ferramentas mais eficazes para o alcançar.

Note que é muito importante também que, independentemente do produto ou serviço que você comercializa, o seu potencial cliente deve ter alguns pré-requisitos para aproveitar de todos os benefícios que você oferece: o conhecimento de tecnologia para o uso do produto, a posse de certos equipamentos indispensáveis para o uso do produto ou até mesmo a necessidade de uma infra-estrutura básica.

Após este passo, reúna toda a informação e verifique as caraterísticas em comum dos elementos constantes e de que forma você fará a diferença! De que forma o seu produto poderá fazer mais do que o que já existe? No fundo, saber de que forma o seu serviço fará a diferença na obtenção do resultado pretendido, destacando as vantagens e benefícios que tem a oferecer, quando comprado com a concorrência, por exemplo! Só através destas informações poderá orientar a sua estratégia e posicionar-se no mercado.

Segmentar o público-alvo e definir a Persona

A segmentação passa por conhecer e organizar as informações já recolhidas: distinguir pela idade, profissão, habilitações, etc e através dessa segmentação entender como comunicar e produzir para essas pessoas, de forma a responder às necessidades e desejos que apresentam. Para uma campanha de marketing digital de sucesso é essencial aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores. Nesse sentido, visualizando aquilo que se chama de “Persona”. A persona é o perfil fictício”, “Ideal” do nosso potencial cliente. Através da visualização da persona entenderá quem é o seu cliente, qual a sua necessidade. Aí conseguirá compreender de que forma pode ser a alavanca para a satisfação da necessidade, a solução para o problema.

Idealmente esta persona é detalhadamente pensada, porque o objetivo é imaginar o cliente o mais completo possível, para melhor o entender: idade, rotina diária, hábitos de consumo, etc. Esta abordagem abrangente e completa sobre a persona, esta idealização do cliente, leva a uma segmentação mais eficiente, mais centrada nas pessoas que pretende atingir. Este perfil é criado com todos os detalhes, incluindo um nome fictício, uma breve história sobre o dia-a-dia da persona, a sua profissão, os hábitos de consumo, estilo de vida, valores, entre outros. Tornar esta pessoa fictícia o mais “real” possível é o que se pretende, porque assim, ao estabelecer a persona realista gera uma maior conexão e empatia da sua parte para com os consumidores.

Agora que já sabe como o fazer, defina o seu o público-alvo, para investir sábia e acertadamente o seu talento e comece já a ter sucesso no seu negócio. Quem conhece o seu Público–alvo rapidamente terá e verá surgirem vantagens concretas no seu negócio, o sucesso que ambiciona: atrai o público que quer atrair, através do aperfeiçoamento do produto que lhe oferece, aumentando a taxa de conversão! Comece hoje a causar impacto e conte com o meu apoio no seu caminho para o sucesso!

Rotina Matinal: de manhã se inicia o dia

Mudar a nossa vida, melhorar a nossa performance, no fundo sermos mais e melhores, passa essencialmente por nós próprios. Não podemos esperar que algo mude de um momento para o outro se o que fazemos se repete diariamente… Se quer mudar, se aperfeiçoar, comece hoje. E comece pelo início: a manhã. Sabia que ter uma ritual matinal pode fazer TODA a diferença no resto do dia, semana, meses… enfim, impactar toda uma vida?

LER ARTIGO

BioHacking e como hackear a sua biologia para ter uma melhor performance

Sabe o que é o BioHacking? Pode parecer uma palavra estranha, uma ideia sem nexo, mas a verdade é que já faz parte da nossa existência há mais tempo do que imaginamos e pode ser uma importante ferramenta no seu desenvolvimento profissional e pessoal, aumentando a sua produtividade em todos os quadrantes da vida. Veja como neste artigo, em que lhe conto tudo sobre este conceito.

LER ARTIGO