Blog

Mais Dinheiro e Menos Stress: Como Escalar o teu Neg√≥cio de Freelance ou Consultoria?ūüöÄūüöÄ

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Mais Dinheiro e Menos Stress: Como Escalar o teu Neg√≥cio de Freelance ou Consultoria?ūüöÄūüöÄ

escalar um negócio

Entraste no mundo da consultoria ou freelance pela liberdade idealista prometida? Podes organizar a tua própria agenda, escolher os teus próprios clientes e ser chefe de ti próprio, um mar de rosas, portanto. Mas o que acontece quando esgotadas as horas para faturar, e já maximizado o dinheiro que podes ganhar ? ! 

 

Qual o caminho a seguir quando já aceitaste todos os clientes humanamente possíveis de servir por tua conta e estás cansado de trocar o teu tempo por dinheiro? Isto porque, o tempo é limitado, mesmo que trabalhes 24 horas, 7 dias por semana, é limitado. 

 

Este √© o muro que muitos freelancers e consultores se deparam em algum ponto da sua jornada, at√© mesmo os bens sucedidos. ūüöÄūüöÄ

 

Se estás nessa fase da tua jornada empreendedora, ou sentes que se está a aproximar, ou simplesmente queres estar preparado para quando chegar, está na   hora de escalares o teu negócio. Entra nesta viagem comigo onde te vou ensinar, passo a passo, como protegeres o teu negócio do inevitável muro.

O que é isso de Escalar um Negócio?


Principalmente, em negócios digitais, escalar, é um dos passos cruciais que vai ditar o sucesso de um negócio Рé o que vai permitir um crescimento constante e sustentável.

 

Escalar um neg√≥cio √© um termo usado t√£o frequentemente que o verdadeiro significado ficou perdido por entre interpreta√ß√Ķes. Para o sentido e prop√≥sito desta viagem que vamos embarcar, vou interpretar o termo escalar um neg√≥cio, como o crescimento de um neg√≥cio, em alcance e lucro, sem sacrificar qualidade ou exigir mais esfor√ßos (tempo).¬†

 

No caso de uma empresa cujo modelo de neg√≥cio √© baseado em servi√ßos em torno de dinheiro, como freelance ou consultoria, tem de se colocar a seguinte quest√£o a si mesmo: se eu tivesse um fluxo de 10 clientes novos nesta semana, estaria preparado para lidar com isso? Seria capaz? Se a resposta for n√£o, o teu neg√≥cio n√£o √© escal√°vel. Esta √© a verdade para a maioria dos freelancers. Enquanto houver apenas uma pessoa e 24 horas por dia, o n√ļmero de clientes contratado √© limitado. Logo, o teu rendimento √© LIMITADO.

 

Se por um lado, negócios baseados em serviços como o freelance e consultoria são um sonho para muitos, devido ao controlo sobre o tempo e horários e até localização, por outro, a maior crítica que recebem é a percepção de não serem escaláveis.

Mas vou desmentir esta perceção errada, e mostrar como podes lucrar 10 vezes mais ao fazeres mudanças no teu negócio para o tornares escalável. 

Características de um Negócio Escalável:


Para conseguires escalar, é fundamental que o teu negócio apresente pelo menos estas três características:

 

ūüĎČ Ter uma estrutura organizacional que facilite o ensino das a√ß√Ķes: todas as √°reas de um neg√≥cio (marketing, RH, financeiro, etc.) devem ser pensadas tendo em considera√ß√£o o aumento do volume de neg√≥cio. Investir em pr√°ticas e metodologias desde o in√≠cio, criaando uma cultura de trabalho escal√°vel √© chave.

 

ūüĎČ Ter processos replic√°veis e pass√≠veis de repeti√ß√£o: ao fazer crescer um neg√≥cio, √© preciso estar preparado para replicar e automatizar processos, desde a entrega do produto/servi√ßo,ao cliente ao¬† marketing, TODOS os processos v√£o aumentar a frequ√™ncia com o aumento do volume de neg√≥cio.

 

ūüĎČ Ter um neg√≥cio que gere VALOR, e que este valor seja diferenciado da concorr√™ncia: Isto vai ajudar, n√£o s√≥, a agregar valor ao que o neg√≥cio oferece mas,tamb√©m, ajudar na escalabilidade de pr√°ticas, mantendo o foco no que √© mais importante.¬†

 

Escalar um negócio não é simples e envolve muitos fatores, estratégias e passos que precisam de ser pensados, avaliados e repensados, mas eu estou aqui para ajudar com algumas dicas práticas.

 

Depois de avaliadas as caracter√≠sticas fundamentais que o teu neg√≥cio apresenta para estar pronto para escalar (CRESCER), vou-te apresentar os ingredientes a preparar para come√ßares a tua ESTRAT√ČGIA DE ESCALABILIDADE.

√Āreas a ter em Considera√ß√£o ao Escalar:


Depois de avaliadas as caracter√≠sticas fundamentais que o teu neg√≥cio apresenta pde forma a escalar (CRESCER), vou apresentar-te os ingredientes a preparar para come√ßares a tua ESTRAT√ČGIA DE ESCALABILIDADE.

 

ūüĒ• Atendimento ao Cliente – o neg√≥cio vai crescer o que significa mais clientes e mais pedidos de suporte. Certifica-te de que est√°s preparado para cobrir esta crescente de comunica√ß√Ķes. Explora plataformas como FB, IG, WhatsApp, Telegram, email, etc…

 

ūüĒ• Recursos Humanos – Com o crescimento surge a necessidade de aumentar o ‚Äėstaff‚Äô. Tens de garantir que est√°s preparado para escalar neste campo, seja atrav√©s de processos de recrutamento e indu√ß√£o bem estruturados, ou estares preparado para fazer contrata√ß√Ķes externas de skills.

 

ūüĒ• Marketing e Vendas – Prepara-te para escalares a estrat√©gia de capta√ß√£o, nutri√ß√£o, convers√£o e lealdade das tuas leads. Prepara-te para escalares campanhas, investir mais dinheiro em an√ļncios e aumentares a produ√ß√£o de conte√ļdo. O segredo para um crescimento eficaz no departamento de marketing s√£o AUTOMA√á√ēES. Automatiza tudo o que conseguires e todos os processos v√£o ser mais eficazes.

 

ūüĒ• Distribui√ß√£o – Vais precisar de rever a estrutura de distribui√ß√£o do teu produto/servi√ßo. Em escala, processos manuais s√£o impens√°veis e deves automatizar o m√°ximo que conseguires. Isto vai permitir um workflow de venda muito mais eficaz.

 

ūüĒ• Finan√ßas – Est√°s preparado monetariamente para investir no que for necess√°rio para escalares o teu neg√≥cio? Tens estruturas de pagamento e requisitos de pagamentos em ordem para cresceres?

 

ūüĒ• Opera√ß√Ķes – N√£o posso deixar de enfatizar a import√Ęncia dos teres processos e opera√ß√Ķes preparados para escalar. S√£o replic√°veis e adapt√°veis a elevados volumes que advir√£o com o crescimento?

 

Se a tua empresa crescesse hoje dez vezes mais, a estrutura do teu negócio estaria preparada para crescer na mesma proporção? Responderes a esta simples pergunta é o segredo para te preparares para ESCALARES o teu negócio.

 

Estratégias para Escalar um Negócio:

ūüĎČOp√ß√£o 1: Terceirizar Trabalho


O trabalho de ‚Äúoutsourcing‚ÄĚ, ou terceiriza√ß√£o, refere-se √† delega√ß√£o de tarefas a algu√©m externo ao neg√≥cio. Isto pode ser feito de v√°rias formas. Podes delegar tarefas administrativas (que provavelmente s√£o as que consomem mais tempo e que menor¬† prazer tens em completar) a um assistente virtual ou a um gestor de neg√≥cios online. Podes subcontratar os teus servi√ßos principais a outro freelancer, podes at√© fazer parcerias e dividir tarefas… O c√©u √© o limite com as possibilidades de externaliza√ß√£o de tarefas e servi√ßos.¬†

 

Terceirização de Tarefas Administrativas 

 

Se optares pela via de terceirizar tarefas administrativas e queres saber por onde come√ßar, pensa em todas as tarefas que odeias e para as quais n√£o encontras motiva√ß√£o nenhuma. Pode ser atendimento ao cliente, contabilidade ou fatura√ß√£o. Normalmente, estas s√£o as tarefas que n√£o s√£o o ‚Äúp√£o com manteiga‚ÄĚ do teu neg√≥cio. Dever√°s te especializar em oferecer um servi√ßo espec√≠fico aos teus clientes e terceirizar tudo o resto.

 

Um dos problemas que muitos profissionais experienciam, s√£o relacionados com a delega√ß√£o, com o ‚Äúquerer controlar tudo‚ÄĚ e a ideia errada de que um bom empreendedor deve tratar de tudo inerente ao neg√≥cio. ERRADO!

 

Eventualmente, se o teu objetivo é expandir o negócio, vais ter de aprender e de ser capaz de  largar o controlo de tudo e a delegar tarefas a outras pessoas. Só assim vais conseguir crescer sustentavelmente. Uma parte crucial da escalabilidade de qualquer negócio é aprender quais são as tarefas que não deves executar sozinho.

 

Como saber que área terceirizar? Bem, o que eu costumo dizer aos meus clientes é que o ponto de partida é o que realmente nos motiva e amamos fazer. Faz uma lista inversa onde listas as tarefas que menos gostas. De seguida, faz uma lista das tarefas mais lucrativas às menos lucrativas.

 

Uma pequena ajuda é tirares proveito de plataformas gratuitas como o Toggl onde podes acompanhar todo o tempo dispendido a completar certa tarefa. Ao final de uma semana vais poder analisar os relatórios e perceber qual, ou quais, as tarefas que mais tempo te consumiram. Compara esse relatório com as tarefas que menos lucro te geraram, e quais as que menos gostas de realizar. Assim vais perceber qual a primeira área do negócio a externalizar. 

 

Depois de perceberes que podes confiar nos outros em determinadas tarefas, vais aprender e ser capaz de deixar de lado todos os pequenos pedaços da tua empresa que estão a ser impeditivos de te concentrares no que sabes fazer de melhor.

 

Terceirização de Trabalho de Cliente

 

Outra opção para escalares o teu negócio de freelance ou consultoria, é subcontratar o trabalho requerido pelo cliente (muitos freelancers optam por subcontratar outros freelancers). Ao optar por esta via, a função muda o foco para gestão de projeto, onde existe um esforço para gerir os subcontratados que fazem o trabalho, enquanto é feito um trabalho em parceria com o cliente.

Ao escolher esta opção, é importante averiguar a estratégia de preço e rendimento. Os freelancers subcontratados vão reduzir os teus próprios lucros, o que significa que, para manteres ou aumentares o teu rendimento, vais precisar de aumentar as tuas taxas ou encontrar recursos humanos mais baratos, ou ambos. Além disso, deves garantir que, ao subcontratares trabalho, o padrão de qualidade permanece o mesmo. Aqui é importante uma cultura empresarial e linhas de estilo e qualidade bem definidas e claras para passar de subcontratado em subcontratado. Isto significa examinar minuciosamente todos os subcontratados e implementar políticas de contratação exigentes. Adicionalmente, implementar metodologias de revisão meticulosas ao trabalho terceirizado antes de entregá-lo ao cliente.

 

Podes subcontratar trabalho de cliente nas mais diversas áreas e tudo vai depender do know-how que tens e que consegues otimizar. Assuntos  como estudos de mercado, pitching e faturação, permitindo  que te concentres no que realmente és eficaz e apaixonado. 

 

Vantagens da Terceirização de Trabalho

 

Mas quais são os verdadeiros benefícios de subcontratar processos e tarefas? Qual é o verdadeiro poder da delegação para o TEU negócio?

 

ūüĒ• Foco Aprimorado nas Atividades Principais do Neg√≥cio¬†

 

A subcontratação pode libertar o negócio, ao focar todos os esforços nos pontos fortes inerentes ao negócio, permitindo que a tua equipa (ou TU), se concentre nas tarefas principais e na estratégia futura.

 

ūüĒ• Maior Efici√™ncia¬†

 

A escolha eficaz de freelancers de qualidade ou de uma empresa de terceirização especializada no processo ou serviço que desejas ver realizado, pode ajudar a obter um serviço mais produtivo e eficiente, geralmente de maior qualidade devido à elevada experiência.

 

ūüĒ• Custos Controlados¬†

 

A economização de custos que a subcontratação permite, pode ajudá-lo a libertar capital para investimentos noutras áreas do negócio. Em vez de contratar alguém a tempo inteiro, estás a contratar alguém especializado para tarefas e problemas que precisam de ser resolvidos, e a pagar unicamente para essas necessidades serem colmatadas

 

ūüĒ•¬†Vantagem Competitiva¬†¬†

 

A¬† subcontrata√ß√£o pode tamb√©m ajudar a adquirir conhecimentos e habilidades conforme √© montada a cadeia de subcontrata√ß√Ķes.

Delegar tarefas e partes do neg√≥cio pode tamb√©m ajudar a tornar o neg√≥cio mais flex√≠vel e √°gil, capaz de se adaptar √†s mudan√ßas nas condi√ß√Ķes e desafios do mercado, proporcionando economiza√ß√£o de custos e melhorias na qualidade do servi√ßo prestado.

Aprender a delegar é o verdadeiro desafio, aprender a confiar partes do teu negócio a terceiros é difícil, mas é um passo crucial para fazer crescer o teu negócio. 

 

Empresas de todos os tamanhos est√£o a subcontratar as principais fun√ß√Ķes dos neg√≥cios para se manterem competitivas no mercado, melhorar a sua efici√™ncia e fornecer um melhor servi√ßo.

 

Como Subcontratar Eficazmente ?

 

A chave para terceirizar com sucesso, passa por teres um conhecimento racional de quais as tarefas e áreas que merecem o disponibilizar o teu tempo, um bom entendimento de todos os requerimentos legais / burocráticos e a certeza de processos bem estabelecidos e testados à repetitividade. 

 

A chave para terceirizar com sucesso, passa por teres um conhecimento racional de quais as tarefas e áreas que merecem o disponibilizar o teu tempo, um bom entendimento de todos os requerimentos legais / burocráticos e a certeza de processos bem estabelecidos e testados à repetitividade. 

 

ūüĎČ Sabe quais as tarefas que valem o teu tempo

 

Na construção do teu negócio vai existir sempre aquilo que eu chamo de skills gap, falhas nas capacidades internas do teu negócio, para executar certas tarefas eficazmente. Se tu, ou os teus funcionários, não possuem a habilidade necessária para tarefas importantes, como registar impostos ou escrever o copy dum site, o tempo dispendido nestas tarefas pode ser melhor aplicado noutra parte do negócio que gera novas receitas, em que tens mais facilidade e paixão em concluir.

 

Nesses casos, a terceirização pode custar-te dinheiro, mas pode devolver tempo valioso que irá permitir que te concentres no crescimento do teu negócio. Se conheces a tua própria taxa horária média, podes analisar se vale a pena despenderdispender tempo em tarefas que podem ser terceirizadas Рou se o teu tempo pode ser melhor empregue noutro lugar, enquanto um especialista retira essa fatia de carga do teu encargo. 

 

Mesmo que já tenhas funcionários no teu negócio, poderá fazer sentido subcontratar algum trabalho. Algumas tarefas exigem um conjunto de habilidades específicas que os teus funcionários podem não as ter. Em vez de contratar alguém novo, com as despesas associadas,, o melhor uso do tempo e do dinheiro da tua empresa pode ser subcontratar o trabalho a um profissional dedicado, quando necessário.

 

ūüĎČ Compreende todos os requisitos Legais

Um dos problemas mais comuns ao subcontratar √© se os dados dos clientes e dos pr√≥prios s√£o mantidos em seguran√ßa. Para colmatar esta e outras preocupa√ß√Ķes √© necess√°rio ter um bom conhecimento (ou aconselhamento) das leis por tr√°s da terceiriza√ß√£o.

 

Estas leis n√£o se importam com quem est√° a realizar o trabalho, mas sim com a empresa que √© respons√°vel pelo que acontece. Isto pode afetar as tarefas que decides terceirizar. Podes optar por ser o √ļnico a lidar com os dados dos clientes, fazer todas as atualiza√ß√Ķes do site ou manter um controlo rigoroso da produ√ß√£o. Ou podes sentir-te confort√°vel em terceirizar todas as etapas do processo. Seja qual for o caminho escolhido, lembra-te de que, como propriet√°rio, √©s respons√°vel por entender e cumprir todas as leis que regulam os teus neg√≥cios.

 

ūüĎČImplementa Processos e Sistemas Replic√°veis e Escal√°veis

 

A chave para uma subcontratação eficaz são SISTEMAS. Um sistema é um processo que segues, passo a passo, num aspecto do teu negócio, sempre, para economizar tempo e energia. 

 

Estes sistemas s√£o implementados tanto para receber novos clientes, como para recrutar novas pessoas, e induzir novos trabalhadores. Anteriormente falamos na import√Ęncia de sistemas para escalar o neg√≥cio no geral, onde √© crucial ter metodologias testadas e prontas para ser multiplicadas. Agora, vamos focar-nos na import√Ęncia de sistemas na efic√°cia de uma subcontrata√ß√£o.¬†

 

Quando contratas um novo freelancer, inicias um processo de integração, conhecido como onboarding, que, basicamente, consiste no processo de introduzir alguém novo numa empresa. Exige passar toda a informação relevante sobre a empresa, clientes e tarefas, exige partilha de credenciais, partilha de políticas e cultura empresarial, a par de uma série de outras coisas. Se queres subcontratar eficazmente, e escalar eficazmente, este processo tem de estar documentado, registado e implementado, para que sempre que entre alguém novo, este processo seja de fácil aplicação e de fácil perceção para ambas as partes.

ūüĎČOp√ß√£o 2: Transforma o teu neg√≥cio numa Ag√™ncia


Ao iniciar o trabalho de subcontratação, podes, eventualmente, criar uma agência, que é,  no fundo, uma equipa de funcionários, ou contratados, com quem trabalhas regularmente. Neste cenário, cada membro da equipa tem uma especialidade. Crescer como uma agência, é talvez a forma mais comum de consultores independentes e freelancers escalarem os seus negócios.

 

Por exemplo, podes começar como um web designer freelancer, que fornece sites personalizados para pequenas empresas. Neste caso, farias tudo, desde o branding, design do site e programação do mesmo. Mas, ao transformar o negócio individual numa agência, talvez tenhas um companheiro de equipa que trabalhe exclusivamente com o branding, outro que faz o design do site, ainda, um terceiro,que faz a programação web. Ao transitares de freelancer para agência, podes libertar o teu tempo, aumentar as tuas taxas e adquirir mais clientes, pois passas a ter um especialista  dedicado a cada uma das partes integrantes do serviço que estás a prestar, ao invés de Рapenas tentares fazer malabarismos com tudo. 

Em vez de permanecer na carreira limitada de freelancer, ao optares por esta via, terás a oportunidade de fazer uma transição lenta e sustentável para uma agência. Tudo começa com o trabalho em rede, subcontratando parte do teu trabalho através de  freelancers e, eventualmente, assumindo um parceiro e contratando uma equipa remota. Esta opção, vai permitir oferecer muito mais do que apenas um leque limitado de serviços.

outro que faz o design do site, ainda, um terceiro,que faz a programação web. Ao transitares de freelancer para agência, podes libertar o teu tempo, aumentar as tuas taxas e adquirir mais clientes, pois passas a ter um especialista  dedicado a cada uma das partes integrantes do serviço que estás a prestar, ao invés de Рapenas tentares fazer malabarismos com tudo. 

 

Em vez de permanecer na carreira limitada de freelancer, ao optares por esta via, terás a oportunidade de fazer uma transição lenta e sustentável para uma agência. Tudo começa com o trabalho em rede, subcontratando parte do teu trabalho através de  freelancers e, eventualmente, assumindo um parceiro e contratando uma equipa remota. Esta opção, vai permitir oferecer muito mais do que apenas um leque limitado de serviços.

 

ūüĎČOp√ß√£o 3: Transforma o teu Conhecimento num Produto Digital


Como proprietário de uma empresa de serviços, podes começar a sentir que as pessoas estão a contratar-te pelo teu tempo, mas isso não é verdade. Elas estão, na verdade, a contratar-te pela tua experiência e know-how. Então, questiona-te por que não transformar essa experiência e conhecimento num produto digital  que possa ser vendido repetidamente, sem limites de lucro e audiência?

 

Esta terceira opção apresentada, exige um afastamento total dos serviços, e uma reestruturação significativa do modelo de negócio: transformar o negócio de serviço, num produto digital.

 

Quando falo de produto digital, tamb√©m conhecidos como infoprodutos, s√£o materiais produzidos em formato digital e distribu√≠dos no meio online, como e-books, v√≠deos, m√ļsicas, apps, sites de membros e cursos online.

 

Grande parte deles são educacionais. Com o aumento da popularidade da educação online, há cada vez mais  um aumento da procura de cursos online, de momento, os produtos digitais mais procurados. 

 

Estes tornaram-se populares no mundo do empreendedorismo devido ao seu elevado alcance em comparação com os modelos de negócio tradicionais e, com isso, possibilitam a escalabilidade de lucros.

 

Para os usu√°rios, o consumo de conte√ļdo digital tamb√©m √© muito ben√©fico, j√° que o conhecimento torna-se mais facilmente alcan√ß√°vel, flex√≠vel e pr√°tico de adquirir (al√©m de mais acess√≠vel economicamente!).

Vantagens deste Modelo de Negócio:

Oferecer consultoria ou serviços a todas as pessoas do mundo, é limitado, mas podes oferecer o teu conhecimento através de um produto digital, a qualquer pessoa e a quantas pessoas do mundo estiverem interessadas, ou seja, é algo escalável. Esta é a genialidade por trás dos produtos digitais.

Mas afinal porque deves criar um curso on-line? Não é nada de outro mundo, mas exige um elevado compromisso.

 

Para quem está a iniciar pelos caminhos do empreendedorismo neste ramo, é importante observar algumas mudanças radicais que estão a ter lugar na educação hoje. 

Tradicionalmente, a educa√ß√£o, ou os cursos presenciais, exigem um elevado investimento, seja ele financeiro, ou at√© de tempo. Muitas das vezes, h√°, tamb√©m, uma limita√ß√£o na oferta formativa. Pressup√Ķe quest√Ķes e limita√ß√Ķes relacionadas com localiza√ß√£o geogr√°fica, com limita√ß√£o de hor√°rios de ensino, associando-se, ainda os custos financeiros que acarretam.

Mas a educa√ß√£o e a forma como consumimos conte√ļdos est√° a sofrer transforma√ß√Ķes significativas. Nos √ļltimos anos, assistimos a um aumento significativo no financiamento voltado para a ind√ļstria da Educa√ß√£o Digital nos Estados Unidos, que se alastrou pela Europa e est√°, agora, entrar a Portugal.¬† Plataformas como Coursera, Udemy e EDX est√£o a proliferar a par de uma nova vertente de profissionais que desenvolvem e distribuem os seus pr√≥prios cursos atrav√©s de ‚Äúplataformas de ra√≠z‚ÄĚ.

Isto para dizer que, estamos perante uma ind√ļstria em crescimento, que a par das as vantagens deste modelo de neg√≥cio, vai atrair muitos empreendedores. Se queres estar na linha da frente desta corrida, √© melhor come√ßares j√°!

Mas afinal que vantagens tem este modelo de negócio?

ūüĎČCustos de entrada muito baixos comparados com um neg√≥cio tradicional

Os custos de entrada neste neg√≥cio digital s√£o consideravelmente baixos quando comparados com um neg√≥cio tradicional. √Č poss√≠vel criar um neg√≥cio on-line com um custo inicial m√≠nimo por meio de planeamento e utiliza√ß√£o inteligentes de ferramentas gratuitas e de baixo custo.

Tudo o que vais precisar √© de material e recursos humanos para criares o teu conte√ļdo (v√≠deo, e-books, apresenta√ß√Ķes, exames‚Ķ), e uma plataforma de alojamento para o teu curso online.¬†

Para al√©m dos baixos cursos de entrada, os cursos online exigem, tamb√©m, muito pouco esfor√ßo de manuten√ß√£o. √Č o chamado Evergreen Content. Se criares conte√ļdo relevante que n√£o se torne irrelevante com o passar do tempo, os teus esfor√ßos de manuten√ß√£o e atualiza√ß√£o do curso v√£o ser quase nulos.¬†

ūüĎČRendimento Passivo¬†

A renda passiva √© quando continuas a ser pago depois do trabalho estar conclu√≠do. De volta ao conceito de Evergreen Content, ao criares conte√ļdo relevante que precisa de 0 ou muita pouca manuten√ß√£o, depois de o lan√ßares, n√£o vais necessitar de grande esfor√ßo ,continuando¬† a dar-te rendimentos. O tal sonho, hein?¬†

Basicamente, crias o teu produto digital, alojas numa plataforma, seja numa tua de raíz ou, numa plataforma de eLearning. Desta forma, com muito pouco esforço subsequente vais conseguir rendimentos recorrentemente.

ūüĎČ Impacta um n√ļmero ilimitado de pessoas

Uma das transforma√ß√Ķes mais consider√°veis que o teu neg√≥cio vai sofrer, √© mudar de uma rela√ß√£o de 1:1 para 1: todos, isto quer dizer que em vez de comunicares para um n√ļmero limitado de pessoas, como num servi√ßo de freelance ou consultoria, vais passar a comunicar para um n√ļmero elevado de pessoas, dando-te a oportunidade de impactar pessoas de todo o mundo com a tua mensagem.¬†

ūüĎȬ†Recebe dinheiro pelo teu n√≠vel de conhecimento e n√£o pelo teu tempo

Fundamentalmente, o teu modelo de negócio vai passar de uma transição de tempo por dinheiro, para uma transição de conhecimento por dinheiro. Tempo é limitado, conhecimento não, logo é escalável. 

Plataformas para Alojar Cursos Digitais:

Hotmart (somos parceiros oficiais)

Udemy

Teachable

Thinkific

Skillshare

Cria um site com √°rea de cliente

Se est√°s mais interessado em promover uma comunidade online podes criar uma plataforma de alojamento do teu curso de ra√≠z ou at√© um site com uma √°rea de cliente. Esta op√ß√£o √© mais dispendiosa a n√≠vel monet√°rio e temporal, mas os benef√≠cios tamb√©m s√£o maiores, pois n√£o exigem taxas de pagamento a entidades externas e consegues, ainda, ter um¬† maior controlo sobre todo o conte√ļdo e usu√°rios da plataforma.¬†


Em suma, uma empresa baseada em serviços é escalável pelo menos de três maneiras:

 

  • Podes subcontratar determinadas tarefas para libertar o teu tempo, podendo dedic√°-lo no trabalho para o cliente.
  • Podes expandir para uma ag√™ncia, passando a lidar com mais clientes,¬† com or√ßamentos maiores e servi√ßos mais alargados.
  • Podes transformar a tua experi√™ncia num produto digital, possibilitando a venda repetidamente.

 

Ao expandir a tua empresa de servi√ßos, poder√°s finalmente tomar as r√©deas do teu tempo, da tua rotina e do esfor√ßo, dizer n√£o √†s intermin√°veis ‚Äč‚Äčnoites de trabalho e aproveitar a liberdade que adv√©m de ser um empreendedor.

 

 

 

Rotina Matinal: de manh√£ se inicia o dia

Mudar a nossa vida, melhorar a nossa performance, no fundo sermos mais e melhores, passa essencialmente por nós próprios. Não podemos esperar que algo mude de um momento para o outro se o que fazemos se repete diariamente… Se quer mudar, se aperfeiçoar, comece hoje. E comece pelo início: a manhã. Sabia que ter uma ritual matinal pode fazer TODA a diferença no resto do dia, semana, meses… enfim, impactar toda uma vida?

LER ARTIGO

BioHacking e como hackear a sua biologia para ter uma melhor performance

Sabe o que é o BioHacking? Pode parecer uma palavra estranha, uma ideia sem nexo, mas a verdade é que já faz parte da nossa existência há mais tempo do que imaginamos e pode ser uma importante ferramenta no seu desenvolvimento profissional e pessoal, aumentando a sua produtividade em todos os quadrantes da vida. Veja como neste artigo, em que lhe conto tudo sobre este conceito.

LER ARTIGO
Fechar Menu

INSIRA O SEU NOME E EMAIL PARA para ser avisado e participar no workshop online

INSIRA O SEU NOME E EMAIL PARA ENTRAR NA LISTA VIP E RECEBER RECURSOS GRATUITOS.

FALE UM POUCO MAIS SOBRE VOÇÊ

FALE UM POUCO MAIS SOBRE O SEU NEG√ďCIO