Blog

Rotina Matinal: de manhã se inicia o dia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rotina Matinal: de manhã se inicia o dia

Mudar a nossa vida, melhorar a nossa performance, no fundo sermos mais e melhores, passa essencialmente por nós próprios. Não podemos esperar que algo mude de um momento para o outro se o que fazemos se repete diariamente… Se quer mudar, se aperfeiçoar, comece hoje. E comece pelo início: a manhã. Sabia que ter uma ritual matinal pode fazer TODA a diferença no resto do dia, semana, meses… enfim, impactar toda uma vida?

Neste artigo fique a conhecer o conceito de rotina matinal e compreenda como pode melhorar a sua performance e aprofundar o seu desenvolvimento pessoal, com simples rotinas matinais.

Porquê uma rotina matinal

Fazer do nosso início de dia um ritual consistente e de desenvolvimento dá o mote para o resto dia. Começamos com a “cabeça fresca”, prontos para abraçar os desafios diários e ir mais além, num desafio pessoal e profissional contínuo. Não é complicado, como pode parecer. Simples passos podem mudar o início do dia e dão toda uma nova perspetiva sobre o nosso EU completo. Lembre-se que cada novo dia é uma nova oportunidade de realização e para ser mais produtivo.

O que é então uma rotina matinal? Muito simples: uma rotina matinal é um conjunto de tarefas que você decide fazer para que os seus dias comecem da mesma forma e o aproximem de alcançar as suas metas e ultrapassar os desafios que surgem diariamente.

Mas pequenas tarefas ao início do dia farão assim tanta diferença? Acredite que sim! Você decide antecipadamente como começa a sua manhã, todos os dias, com tarefas e atividades que o beneficiam, que beneficiam o seu corpo e a sua mente e é esse o mote de partida para cada um dos seus dias. Um bom início para um continuar de dia ainda melhor! A rotina implementada e definida dá segurança, consistência e clareza, reforçando o seu controlo sobre o seu corpo e a sua mente.

Começar hoje a rotina

A manhã é definida na noite anterior e assim o início do dia é pensado quando ainda nem começou! Na noite anterior pense e estabeleça qual a principal ou mais importante tarefa para o dia seguinte. Tendo já isso definido não vai perder tempo, nem gastar energia desnecessária na manhã a pensar e organizar tarefas e objetivos. Já está tudo pensado e está então mais perto de ter um dia mais produtivo.

Estabeleça então um guião matinal para seguir todos os dias – a sua Rotina Matinal de Sucesso. O ideal é “materializar” esse guião, escrever no papel, no telemóvel/celular, estar visível e concretizável, mesmo em frente aos seus olhos. Parte da vertente concretizável é precisamente escolher ações simples e realizáveis para o seu início de dia. Não quer começar o dia contrariados fazendo coisas que não gosta ou nas quais não vê vantagem. Não esqueça que se começar o dia da melhor forma já deu o primeiro passo para um resto de dia fantástico!

É fundamental descansar devidamente. Não descure na importância de um sono de qualidade. Uma boa forma de o fazer é utilizando uma aplicação do sono, que, entre outras coisas, o vai despertar nos períodos de sono leve, sendo essa a altura ideal para acordar e não um despertador estridente, quando estamos no ciclo de sono mais pesado. Interessa iniciar o dia com a melhor disposição possível e a sensação de se sentir realmente descansado marca o tom para o dia que começa.

Exemplos e Sugestões de Rotinas

Como começar então o seu dia? Para o ajudar nesta missão de melhorar a sua performance, implementando uma rotina matinal de sucesso, reuni alguns exemplos práticos que você pode, e deve, adotar e adaptar para o seu dia-a-dia e da forma que melhor funcionar para você.

Começo por referir a famosa rotina de Hal Elrold,autor do livro O Milagre da Manhã, no qual ele propõe a seguinte rotina matinal conhecida pelo acrónimo Savers (Silence, Affirmations, Visualization, Exercise, Reading, Scribing). Na prática, e segundo este autor, você pode mudar o seu dia e a sua vida, se todas as manhãs efetuar estas ações, nesta ordem:

  1. Meditar ou orar (5 minutos)
  2. Fazer afirmações positivas (5 minutos)
  3. Visualizar o seu futuro (5 minutos)
  4. Praticar exercício físicos (20 minutos)
  5. Ler (20 minutos)
  6. Escrever em um diário (5 minutos)

Por outro lado, Tim Ferriss, reconhecido empreendedor e investidor norte-americano, autor do best-seller Trabalhe 4 Horas Por Semana, partilhou a sua rotina matinal, um pouco diferente da de Hal Elrold:

  1. Fazer a cama
  2. Meditar (10 a 20 minutos)
  3. Praticar exercício físicos
  4. Tomar um chá forte
  5. Escrever no diário (5 a 10 minutos)

Também a Ophrah Winfrey, famosa media-mogul norte-americana, partilhou a sua rotina, que consiste em:

  1. Acordar às 6h, sem despertador
  2. Praticar gratidão
  3. Meditar por 20 minutos
  4. Beber um chá ou um cappuccino
  5. Fazer alongamentos e exercícios físicos
  6. Tomar pequeno-almoço

Reparou que apesar de diferentes, todas estas rotinas têm algum ponto em comum? Começando por consistirem em tarefas simples e que exijam um reduzido esforço mental assim que se levanta da cama.

Agora que conhece a importância desta rotina e já viu alguns exemplos que o podem inspirar, já pensou como será a sua rotina? Com que atividades básicas e repetidas você pode iniciar o dia? Não tem que “copiar” os exemplos dados. Se não gosta de chá, beba café, por exemplo. Se o banho matinal é o que o faz sentir que o dia começou, inicie o seu dessa forma. Pense em como pode pegar nessa ideia e fazer com que faça sentido para si e para o seu dia. Como o vai fortalecer e criar em si uma base de consistência e produtividade contínuas. Após estes passos definidos e repetidos, você vai então se centrar na tarefa prioritária ou mais importante do dia, que já tinha definido na noite anterior. Não duvide que o fará com a melhor predisposição possível!

E é por tudo isto que a rotina matinal tem um impacto tão grande na performance! Porque lança as bases para o que você precisa diariamente, isto é, fortalecer a sua força de vontade e auto-estima e a sua capacidade de execução: fazer o que tem de ser feito e quando tem de o ser! A persistência é a chave do sucesso na rotina. Estabeleça os passos, coloco-os visíveis e se sentir que falhou num dia, não desista e invista na melhoria para o dia seguinte. Mude algum passo  se sentir que, na teoria fazia sentido para si, mas na prática não resulta. Não encontre desculpas de falta de tempo ou disponibilidade. Algumas das pessoas mais ativas e famosas do mundo conseguem ter esse tempo e disponibilidade por saberem o retorno desta prática. É uma questão de Mindset. Está virado para o sucesso? Quer começar o dia da melhor forma? Vai investir em si diariamente, na melhoria da sua performance, no seu Eu produtivo e ativo? Então comece por estes pequenos passos matinais. Um a um, todos os dias, simples e sem rodeios.

Rotina Matinal: de manhã se inicia o dia

Mudar a nossa vida, melhorar a nossa performance, no fundo sermos mais e melhores, passa essencialmente por nós próprios. Não podemos esperar que algo mude de um momento para o outro se o que fazemos se repete diariamente… Se quer mudar, se aperfeiçoar, comece hoje. E comece pelo início: a manhã. Sabia que ter uma ritual matinal pode fazer TODA a diferença no resto do dia, semana, meses… enfim, impactar toda uma vida?

LER ARTIGO

BioHacking e como hackear a sua biologia para ter uma melhor performance

Sabe o que é o BioHacking? Pode parecer uma palavra estranha, uma ideia sem nexo, mas a verdade é que já faz parte da nossa existência há mais tempo do que imaginamos e pode ser uma importante ferramenta no seu desenvolvimento profissional e pessoal, aumentando a sua produtividade em todos os quadrantes da vida. Veja como neste artigo, em que lhe conto tudo sobre este conceito.

LER ARTIGO
Fechar Menu

INSIRA O SEU NOME E EMAIL PARA para ser avisado e participar no workshop online

INSIRA O SEU NOME E EMAIL PARA ENTRAR NA LISTA VIP E RECEBER RECURSOS GRATUITOS.

FALE UM POUCO MAIS SOBRE VOÇÊ

FALE UM POUCO MAIS SOBRE O SEU NEGÓCIO